quarta-feira, 14 de maio de 2014

Computação vestível: Óculos de realidade virtual

Oculus Rift
O Oculus Rift é um projeto desenvolvido pela Oculus  VR, recentemente comprado pelo Facebook inc. Com o objetivo de ser um acessório de realidade virtual para PC e Android. O Oculus tem um sensor de movimentos e uma tela LCD embutida. Ele apresenta imagens em 3D e a imagem se move conforme o usuário mexe sua cabeça para os lados. ( Wikipédia)
http://www.mafralab.org/wp-content/gallery/rift/oculus-rift-inside.jpg

http://www.extremetech.com/wp-content/uploads/2013/04/oculus-rift-teamfortress-omni-treadmill-640x353.jpg
O protótipo foi apresentado na E3(Electronic Entertainment Expo) de 2013, após em agosto de 2012 ter conseguido a quantia de  $2.437.429,00  no  Kickstarter.  Ainda em 2012 a Oculus VR anunciou o “dev kit” (pacote de desenvolvimento) para os investidores que doaram acima de 300 dólares.
Uma versão do Rift que contará com componentes melhorados, destinada a consumidores, está em desenvolvimento. Dentre as melhoras estão:
·         Rastreio de movimentos da cabeça;
·         Rastreio de posição;
·         Resolução de 1080p;
·         Operação Sem-fio;
A previsão de lançamento da versão final é incerta, porém deve chegar ainda em 2014 ou no início de 2015.(Wikipédia) 
Project Morpheus 
A Sony anunciou em 2014 o Project Morpheus o seu próprio óculos de realidade virtual para o Playstation 4. Para Shuhei Yoshida, presidente mundial da Sony “A indústria está crescendo e com isso está criando novas possibilidades para os jogadores”, explicou o executivo. “Avanços que as pessoas não imaginavam hoje são possíveis. O PlayStation está focado em levar essas experiências inovadoras para os jogadores”, completou. 
Divulgação/ Sony
Project Morpheus: status atual do projeto                    
·         Exibe imagens com resolução 1080p
·         Frequência de 1.000 Hz
·         Imagens em 360 graus
·         Campo de visão maior que 90 graus
·         3 metros cúbicos de volume
·         Pode ser usado com óculos
·         Aceita fones de ouvido sem fio
·         Compatível com controles DualShock e PS Move
·         Sem data de lançamento prevista
·         Sem preço definido
(Tecmundo)

Oculus Rift em ação:



Porém o intuito deste post não é apenas apresentar projetos de realidade virtual para videogames. É fazer ao leitores a pergunta: Em que mais esse óculos são uteis?
Tais projetos trazem a possibilidade de visitar partes do mundo, afinal uma projeção em um equipamento desses torna a experiência quase real de estar em outro lugar. Também pode fazer com que deficientes tenham a sensação de ter seu corpo normal. Tudo isso parece uma maravilha,não?  Mas experiências como essas não podem levar a humanidade para uma espécie de robotização? Enfim o espaço para comentários está aí
Referências:
http://www.tecmundo.com.br/project-morpheus/52511-project-morpheus-sony-anuncia-oculos-de-realidade-virtual-para-o-ps4.htmhttp://www.tecmundo.com.br/drones/53676-desenvolvedor-adapta-drone-para-ser-controlado-com-o-oculus-rift-video-.htm 








9 comentários:

  1. Antigamente, as pessoas entravam na história do jogo. Agora elas vão poder sentir as cenas. Talvez cheguemos a um ponto onde o virtual e o real se confundirão.

    ResponderExcluir
  2. Só adicionar uma coisa legal ao post, olha só uma pegadinha que o amigo fez com o outro, na hora em que ele estava usando o óculos RIFT https://www.youtube.com/watch?v=Odax7F3tWhM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tomara que tenha um desses na campus party de recife, que experimentar.

      Excluir
  3. Alem da aplicação para jogos podemos idealizar outras tantas coisas que poderiamos fazer usando essa técnologia.

    A NASA usa Kinect e os Oculus Rift para controlar braços robóticos e se funcionar, pode passar a ser usado na Estação Espacial Internacional, usando o kinect para o movimento do braço e o óculos para visualizar os objetos se o projeto der certo são inúmeras a utilizações do protótipo em aplicações espaciais, indo aonde um home jamais poderia estar.

    Disponível em:

    Ainda existem tantas outras possibilidades para esta combinação de novas tecnologias, poderíamos vislumbrar uma era onde não seria mais necessário sair de uma zona de segurança para realizar tarefas de alto risco.

    ResponderExcluir
  4. Link da noticia: http://www.ign.com/articles/2013/12/31/nasa-uses-kinect-and-oculus-rift-to-control-a-robotic-arm

    Não saiu acima.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que jogar um survivor horror com o óculos rift pode levar o indivíduo a um estado catatônico, a sensação de realidade deve ser absurda, ningue consegue ser guilhotinado sem se assustar, vejam: http://www.kotaku.com.br/perdendo-a-cabeca-em-um-simulador-de-guilhotina-com-o-oculus-rift/

    ResponderExcluir
  6. Esse post foi ótimo, já vi varias utilidades para os óculos de realidade virtual, estão já desenvolvendo uma plataforma de jogos utilizando o óculos rift e recursos de sensor de movimento olhem esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5p2AkER0E1A acharia muito interessante acrescentar ele no post. A companhia responsável por esse desenvolvimento é a Virtuix Omni

    ResponderExcluir
  7. Por muitos anos os gamers sentavam em frente a televisão com seus joysticks e ficavam horas e horas jogando. Desde o lançamento do Nintendo Wii, o mercado de games tentou mudar isso, aumentando a interação entre o jogador e o jogo. Novas tecnologias como o Ps Move e o Kinect foram surgindo, possibilitando uma maior liberdade de movimentos, agora vemos o desenvolvimento do Oculus Rift que vai proporcionar uma imersão ainda maior através da realidade aumentada. Será que o futuro dos games será a evolução gráfica ou o modo como jogamos ?

    ResponderExcluir
  8. Incrivel a mudanca do manuseio do video game ao longo do tempo. Ao passo que essa tecnologia se densenvolve o medo aumenta em muitas pessoas devido a possivel confusao entre game e realidade. Particulamente nao vejo problemas...e voces? o que acham?

    ResponderExcluir